Comunicações

Últimas atualizações

Comunicações é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O grupo de interesse é feito por você e para você.

Junte-se ao Grupo de Comunicações de forma gratuita para:

  • Conhecer abaixo todo o conteúdo sobre Comunicações;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no forum exclusivo sobre comunicações;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Monitorar as comunicações

    Controlar as comunicacoes

    O processo Monitorar as comunicações mudou de nome (Controlar as comunicações na quinta edição), mas, manteve o objetivo que é controlar e monitorar as comunicações de modo a garantir que as necessidades de informação das partes interessadas sejam atendidas.

  • Gerenciamento das comunicações: O que é, objetivo e processos

    Gerenciamento das comunicacoes do projeto

    A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do melhores Gerentes de Projetos (PMI, 2017, p. 61) e é o elo de ligação entre as pessoas, as ideias e as informações.
    Além disso, a maioria dos problemas

    ...
  • Gestão das Comunicações

    Veja abaixo todos os artigos da categoria ordenados pelos mais lidos.

    Caso prefira ler pela ordem dos processos, inicie pelo Gerenciamento das comunicações, ao final de cada página (antes do rodapé), clique no botão "Próximo" para ir para o próximo processo e assim por

    ...
  • Habilidades interpessoais

    Habilidades interpessoais

    As habilidades interpessoais são fundamentais para o GP gerenciar sua equipe e gerenciar as expectativas das partes interessadas.

    Abaixo algumas das habilidades interpessoais mais usadas pelo GP:

    ...
  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK® e o SCRUM Guide.

    Com o

    ...
  • O trabalho em grupo

    O trabalho em grupo

    Cada vez mais as atividades estão interligadas, as soluções estão mais complexas pelo número de componentes e pessoas que se conectam numa atividade ou trabalho. O trabalho em grupo é cada vez mais crítico para a conclusão com sucesso de projetos.

    Afinal o que é um grupo?

    ...
  • Comunicação Interpessoal: Ouvir, Entender e Falar

    Comunicacao Interpessoal

    Quantas vezes estamos em uma reunião com várias pessoas, cada uma falando de um assunto, cada uma falando de um tema.  Maria pergunta uma coisa, João responde de um jeito, Pedro responde de outro. José acha que entendeu - pela introdução - o que Carlos vai falar,  nem espera ele terminar sua explicação e já diz que não concorda. Após

    ...
  • A importância de saber ouvir e de definir requisitos mínimos

    Saber ouvir

    Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava cinco meses atrasado.

    Era a primeira implantação no Brasil do Sistema de Crédito da empresa que me contratou, e a primeira grande implantação na baixa plataforma no Banco.

    Depois de onze meses de projeto com três recursos trabalhando tempo

    ...
  • Planejar o gerenciamento das comunicações

    Planejar o gerenciamento das comunicacoes

    Segundo o Guia PMBOK®, planejar o gerenciamento das comunicações é o processo de determinar as necessidades de informação das partes interessadas no projeto e definir uma abordagem de comunicação.

  • Relatórios de desempenho

    Reportar o desempenho é o processo de coleta e distribuição de informações sobre o desempenho, inclusive os relatórios de andamento, medições do progresso e previsões.
    Envolve a coleta e análise periódica do andamento real do projeto x sua linha de base.

  • Saiba mais sobre gerenciamento das comunicações

    Gerenciamento das comunicações

    Guia de Gerenciamento de Projetos

    10. Processos de gerenciamento das comunicações do projeto

  • Análise de partes interessadas

    A análise de partes interessadas é uma técnica de coleta e análise sistemática de informações qualitativas e quantitativas para determinar interesses a serem considerados.
    Ela identifica interesses, expectativas e influência das partes interessadas e determina seu relacionamento.
    É composta pelas seguintes etapas:

  • Análise de requisitos da comunicação

    Análise de requisitos da comunicação

    A análise de requisitos da comunicação determina os requisitos de informações das partes interessadas combinando o tipo e o formato das informações necessárias com uma análise do valor dessas informações.

  • Tecnologia das comunicações

    As tecnologias das comunicações podem variar de forma significativa dependendo da:

    • Urgência de informação: Informações atualizadas frequentemente ou relatórios emitidos periodicamente?
    • Tecnologia disponível: Sistemas atuais são adequados ou exigem
    ...
  • Modelos de comunicações

    Modelos de comunicações

    Elementos da comunicação

    Um modelo de comunicação possui os seguintes elementos:

  • Métodos de comunicação

    Existem inúmeros métodos de comunicação usados, o Guia PMBOK® sugere agrupá-los da seguinte forma:

  • Sistemas de gerenciamento da informação

    sistemas de gerenciamento da informacao

    Existem várias sistemas e ferramentas usadas para o gerenciamento da informação em projetos.

    Vale destacar algumas mais usadas:

  • Habilidades de gerenciamento

    Algumas das habilidades de gerenciamento:

    • Liderar (1 + 1 = 3): a soma do trabalho em equipe deve ser maior que a soma dos trabalhos feitos de forma individual;
    • Habilidades de apresentação;
    • Negociação;
    • Habilidades
    ...
  • Controlar as comunicações

    Controlar as comunicacoes

    Controlar as comunicações é o novo processo do Guia PMBOK® quinta edição e tem como objetivo controlar e monitorar as comunicações de modo a garantir que as necessidades de informação das partes interessadas sejam atendidas.

  • Qual o componente chave na gestão de mudanças?

    Mudança é uma certeza cada vez mais constante no dia-dia das organizações.

    Elas estão presentes em todas as partes: Tecnologia, administração, ciência, medicina, sociedade, filosofia e até mesmo na religião.

    Independente do tamanho ou setor, qualquer organização que deseja manter-se "viva" (quem dirá competitiva) deve

    ...
  • Motivadores de mudanças

    Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem

    ...
  • Relatórios de projeto

    Relatorios de projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, relatórios de projeto é o ato de coletar e distribuir informações do projeto. (PMI®, 2017 p. 385).

  • Gestão do Conhecimento ou da Informação?

    Resumo: Hoje, áreas como: educação, corporações - leia-se aqui iniciativa privada - e governos procuram de maneira obsessiva, fazer de forma competente e diferenciada o correto gerenciamento da vasta quantidade de conhecimento e informação que circula

    ...
  • Importância da comunicação em projetos

    Já dizia Chacrinha, "Quem não se comunica, se trumbica".

    A Comunicação garante que as pessoas certas obtenham as informações certas na hora certa.

  • O Gerente de Projetos deve Cobrar ou Motivar sua equipe de projeto?

    Motivacao nas organizacoes

    Amigos,

    Gostaria de convidar vocês para refletir sobre uma das nossas principais funções dentro de um projeto.

    Li um artigo que foi amplamente divulgado na Internet sobre fatores que motivam pessoas mais que dinheiro (1) e infelizmente, não me surpreendi quando me deparei com o item 2 que é "não usar gerentes nos

    ...
  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK sexta edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

  • Gerenciando a expectativa do cliente

    Olá amigos do Escritório de Projetos! Com muita satisfação apresento um tema importantíssimo para qualquer profissional independentemente de sua área de atuação : o gerenciamento da expectativa do cliente.

    Vejam, a seguir, uma estrutura geral deste artigo.

    Estrutura deste artigo:

    1) Introdução.
    2)

    ...
  • Riscos de baixa probabilidade também acontecem

    Nelson Richter, PMP
    Silvio Cesar S. Silva, PMP

     

    1. Introdução

    O gerente do projeto é severamente cobrado caso um risco com impacto entre médio e alto ocorra em um projeto de sua gestão, mesmo com toda a documentação apontando que houve a análise prévia e a decisão em conjunto de

    ...
  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK®.

    Com o guia, quero ajudar

    ...
  • Ferramentas de comunicação

    Ferramentas exclusivas das áreas de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das comunicações do projeto &

    Saidas de comunicação

    Ferramentas exclusivas das áreas de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das comunicações do projeto

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Saiba mais Gestão das comunicações

Processos gerenciamento das comunicações

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas de comunicações do Guia PMBOK®

Metodologia PMO
Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos
Exemplos de Projetos
Artigos sobre gerenciamento das comunicações
Bibliografia recomendada
Grupos de interesse em projetos
ARTIA

Publicidade

Quer influenciar as pessoas comunicando? Livro + Kit p/ R$ 5,99