Tudo sobre partes interessadas

Últimas atualizações

Partes interessadas

Veja abaixo todo conteúdo selecionado para engajar as partes interessadas ordenado pela última atualização.

Caso prefira ler os artigos pela ordem dos processos, inicie pelo Gerenciamento das partes interessadas, ao final de cada página (antes do rodapé), clique no botão "Próximo" para ir para o próximo processo e assim por diante. 

Partes interessadas é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

grupo de interesse é feito por você e para você.

Junte-se ao Grupo de Partes interessadas de forma gratuita para:

  • Conhecer todo os artigos sobre Partes interessadas ordenados pelos mais lidos. Clique aqui para acessar;
  • Solicitar novas seções, artigos, soluções;
  • Questionar ou criticar o que está disponível;
  • Tirar suas dúvidas & esclarecer dúvidas dos seus colegas no fórum exclusivo sobre Partes interessadas;
  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

 

  • Gestão das partes interessadas

    Veja abaixo todos os artigos da categoria ordenados pelos mais lidos.

    Caso prefira ler pela ordem dos processos, inicie pelo Gerenciamento das partes interessadas, ao final de cada página (antes do rodapé), clique no botão "Próximo" para ir para o próximo processo e assim

    ...
  • Habilidades interpessoais

    Habilidades interpessoais

    As habilidades interpessoais são fundamentais para o GP gerenciar sua equipe e gerenciar as expectativas das partes interessadas.

    Abaixo algumas das habilidades interpessoais mais usadas pelo GP:

    ...
  • Gerenciamento das partes interessadas: O que é e como fazer

    Gerenciamento das partes interessadas

    O que é o gerenciamento das partes interessadas?

    O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento do Guia PMBOK@ responsável por identificar as partes interessadas, priorizá-las e desenvolver estratégias para quebrar suas resistências e aumentar seu engajamento. Além de executar essas estratégias e monitorar

    ...
  • Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem.

  • Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências e aumentando o suporte ao projeto.

  • Estratégia para gerenciamento das partes interessadas

    Estratégia para gerenciamento das partes interessadas

    Desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto é fundamental para evitar surpresas desagradáveis em seu projeto que é o principal objetivo do processo Planejar o

    ...
  • Partes interessadas

    Partes interessadas

    Quem são as Partes interessadas? (Stakeholders)

    Segundo Montes & Patz (2017), as partes interessadas (também conhecidas pelo termo inglês, stakeholders) são os indivíduos e as organizações envolvidos no projeto, ou seja, quem têm algum tipo de interesse por ele. Podem ser positivamente ou negativamente afetados com a sua

    ...
  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK® e o SCRUM Guide.

    Com o

    ...
  • O trabalho em grupo

    O trabalho em grupo

    Cada vez mais as atividades estão interligadas, as soluções estão mais complexas pelo número de componentes e pessoas que se conectam numa atividade ou trabalho. O trabalho em grupo é cada vez mais crítico para a conclusão com sucesso de projetos.

    Afinal o que é um grupo?

    ...
  • Suporte da alta administração

    Quando trabalhava no Martins, meu primeiro grande projeto foi a implantação de um fluxo de requisição de compras de bens e serviços. Antes de mim, dois outros gerentes de projeto, já haviam falhado na implantação do mesmo.

    Basicamente, iriamos mudar a alçada dos diretores para 10% do valor vigente na época e só dois diretores eram

    ...
  • A importância de saber ouvir e de definir requisitos mínimos

    Saber ouvir

    Resolvi voltar para São Paulo para assumir um projeto de seis meses que já estava cinco meses atrasado.

    Era a primeira implantação no Brasil do Sistema de Crédito da empresa que me contratou, e a primeira grande implantação na baixa plataforma no Banco.

    Depois de onze meses de projeto com três recursos trabalhando tempo

    ...
  • Identificar as partes interessadas

    Identificar as partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto.

  • Saiba mais sobre gerenciamento das comunicações

    Gerenciamento das comunicações

    Guia de Gerenciamento de Projetos

    10. Processos de gerenciamento das comunicações do projeto

  • Registro das mudanças

    Registro das mudancas

    Registro das mudanças, ou Log das solicitações das mudanças, é o documento que registra cada mudança solicitada no decorrer do projeto e controla seu status.
    O Log das solicitações das mudanças é um dos documentos mais importantes do projeto, pois, documenta todas as

    ...
  • Análise de partes interessadas

    A análise de partes interessadas é uma técnica de coleta e análise sistemática de informações qualitativas e quantitativas para determinar interesses a serem considerados.
    Ela identifica interesses, expectativas e influência das partes interessadas e determina seu relacionamento.
    É composta pelas seguintes etapas:

  • Análise de requisitos da comunicação

    Análise de requisitos da comunicação

    A análise de requisitos da comunicação determina os requisitos de informações das partes interessadas combinando o tipo e o formato das informações necessárias com uma análise do valor dessas informações.

  • Habilidades de gerenciamento

    Algumas das habilidades de gerenciamento:

    • Liderar (1 + 1 = 3): a soma do trabalho em equipe deve ser maior que a soma dos trabalhos feitos de forma individual;
    • Habilidades de apresentação;
    • Negociação;
    • Habilidades
    ...
  • Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas

    Planejar o gerenciamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto.

  • Controlar o engajamento das partes interessadas

    Controlar o engajamento das partes interessadas

    Controlar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas eliminando resistências e aumentando o suporte ao projeto. 

  • Registro das partes interessadas

    Registro das partes interessadas

    O registro das partes interessadas contém os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:

  • PMI disponibiliza Guia de Práticas para Gerenciamento de Mudança nas Organizações.

    Atualmente este guia está disponível gratuitamente para download, apenas por um período de tempo limitado.

     

    http://www.pmi.org/Knowledge-Center/Change-Management.aspx#!

  • RISCOS !? QUE RISCOS ????

    Dies irae, dies

    ...
  • Gestão do Conhecimento ou da Informação?

    Resumo: Hoje, áreas como: educação, corporações - leia-se aqui iniciativa privada - e governos procuram de maneira obsessiva, fazer de forma competente e diferenciada o correto gerenciamento da vasta quantidade de conhecimento e informação que circula

    ...
  • Projetos, Infraestrutura e Copa do Mundo.

    A nossa falta de capacidade em entregar a infraestrutura adequada para sediar a Copa do Mundo deixa evidente, sobretudo um apagão de mão de obra especializada que tornou publica nossas mazelas perante o mundo todo.

    Eventos esportivos da magnitude da Copa do Mundo costumam trazer grandes benefícios para os países que se propõem a

    ...
  • Fatores Críticos de Sucesso em Projetos WEB

    Projetos WEB

    O sucesso em projetos WEB não difere em nada do sucesso em outros tipos de projeto.

  • Como superar a crise com a Reestruturação Organizacional

    Em um ambiente corporativo, cada vez mais desafiador. Temos de nos preparar cada vez mais para transpor os obstáculos técnicos, econômicos e políticos a nós apresentado.

    A todo instante surgem fatos novos e desafios diferentes. O domínio de práticas modernas de Gestão que permitem alcançar ou - por que não - superar os resultados

    ...
  • BSC - Balanced Scorecard em um projeto

    BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

    O método consiste em determinar de modo balanceado

    ...
  • Importância da comunicação em projetos

    Já dizia Chacrinha, "Quem não se comunica, se trumbica".

    A Comunicação garante que as pessoas certas obtenham as informações certas na hora certa.

  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK sexta edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

  • Plano de engajamento das partes interessadas

    Plano de engajamento  das partes interessadas

    O plano de engajamento das partes interessadas tem como objetivo principal definir as estratégias para aumentar o apoio, reduzir as resistências e minimizar os impactos negativos das partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto.

  • Planejar o engajamento das partes interessadas

    Planejar o engajamento das partes interessadas

    Planejar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto. 

  • Mundo cão

    Peço desculpas de forma antecipada pelo tom de tristeza e pessimismo que inicio. É que acabo de perder dois amigos por o motivo mais insano possível. Eles eram pessoas do bem que lutavam por um mundo melhor. E quero fazer aqui minha homenagem a eles (Fábio Rubim e Miriam Baida).

    Nesse momento de dor, convido você para refletirmos e

    ...
  • Livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos

    Livro Gerenciamento das Partes Interessadas

    Amigos,

    Com muita alegria que lancei meu segundo livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos no dia 23/11/2017. Segue link para adquiri-lo na Amazon.

     

  • Gerenciando a expectativa do cliente

    Olá amigos do Escritório de Projetos! Com muita satisfação apresento um tema importantíssimo para qualquer profissional independentemente de sua área de atuação : o gerenciamento da expectativa do cliente.

    Vejam, a seguir, uma estrutura geral deste artigo.

    Estrutura deste artigo:

    1) Introdução.
    2)

    ...
  • Riscos de baixa probabilidade também acontecem

    Nelson Richter, PMP
    Silvio Cesar S. Silva, PMP

     

    1. Introdução

    O gerente do projeto é severamente cobrado caso um risco com impacto entre médio e alto ocorra em um projeto de sua gestão, mesmo com toda a documentação apontando que houve a análise prévia e a decisão em conjunto de

    ...
  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK®.

    Com o guia, quero ajudar

    ...
  • Ferramentas de comunicação

    Ferramentas exclusivas das áreas de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das comunicações do projeto &

    Saidas de partes interessadas

    Saidas exclusivas das áreas de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento das partes interessadas do projeto.

Login

Faça a diferença nos projetos

Adquira o livro acima por R$9,99 e saiba como

Saiba mais Gestão das partes interessadas

Fundamentos das partes interessadas

Gerenciamento das partes interessadas

Entradas e Saídas dos Processos do Guia PMBOK®

Ferramentas para gerenciar as partes interessadas

Metodologia PMO

Modelos/Templates de Gerenciamento de Projetos

Artigos sobre gerenciamento das partes interessadas

Bibliografia recomendada

MONTES, Eduardo; PATZ, Fatima. Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos, 1ª Ed.; 2017.
MONTES, Eduardo. Introdução ao Gerenciamento de Projetos, 1ª Ed.; 2017.
PMI. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, 2017.

Grupos de interesse em projetos

Quer engajar as pessoas em seus projetos? Livro + Kit p/ R$ 9,99