Risco

Riscos é um dos nossos Grupos de interesse em gerenciamento de projetos por ser uma das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos.

O grupo de interesse é feito por você e para você.

Junte-se ao Grupo de Riscos de forma gratuita para:

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  • E até tornar-se um especialista sobre o assunto.

Para participar de um dos grupos de interesses criados e aprender mais sobre o tema, basta criar seu usuário e editar seu perfil selecionando seus interesses na Aba Grupo do seu perfil.

  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    Guia de gerenciamentode projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK® e o SCRUM Guide.

    Com o

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  • Gerenciamento dos Riscos

    Veja abaixo todos os artigos da categoria ordenados pelos mais acessados.

    Caso prefira ler pela ordem dos processos, inicie pelo Gerenciamento dos riscos, ao final de cada página (antes do rodapé), clique no botão "Próximo" para ir para o próximo processo e assim por

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  • Plano de gerenciamento dos riscos

    Plano de gerenciamento dos riscos

    O plano de gerenciamento dos riscos descreve como o gerenciamento de riscos será executado, monitorado e controlado.
    É um dos planos auxiliares do plano de gerenciamento do projeto.

  • Gerenciamento dos riscos do projeto

    Gerenciamento dos riscos

    Segundo o Guia PMBOK® Sexta Edição p. 395, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, implementação das respostas e monitoramento dos riscos em um projeto. Seu objetivo é maximizar a exposição aos eventos positivos e minimizar a exposição aos eventos

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  • Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.

  • Identificar os riscos

    Identificar os riscos

    Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.

    É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o projeto. 

  • Realizar a análise qualitativa dos riscos

    Analise Qualitativa do Risco

    Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.

    Os riscos com maior probabilidade e impacto são priorizados para posterior criação de um plano de respostas.

  • Realizar a análise quantitativa dos riscos

    Realizar a analise quantitativa dos riscos

    Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    Por envolver alta complexidade, é realizada somente nos riscos priorizados pela análise qualitativa.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 11.4 Realizar a análise

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  • Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
    Trata as respostas aos riscos conforme sua prioridade e define um "proprietário" para cada risco.
    As respostas tratadas devem implicar em mais recursos e atividades no

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  • Controlar os riscos

    Controlar os riscos envolve:

    • Acompanhar os riscos identificados;
    • Implementar os planos de respostas aos riscos;
    • Monitorar os riscos residuais;
    • Identificar novos riscos;
    • Avaliar a eficácia do processo de riscos durante o ciclo de vida do projeto.
  • Análise de listas de verificação

    Checklist

    Usa-se listas de verificação ou checklist para identificar os riscos do projeto baseando-se em projetos anteriores similares e na base de lições aprendidas de seu escritório de projetos.

    Veja também

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  • Análise de premissas

    Premissa do projeto

    As premissas são fatores considerados verdadeiros sem prova para fins de planejamento. Se elas não forem cumpridas, o seu planejamento será impactado.

  • Análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (SWOT)

    SWOT

    A análise SWOT; do acrônimo Inglês (Strengths, Weaknesses Opportunities, Threats); é usada para identificar os pontos fortes e fracos do seu projeto.

  • Matriz de probabilidade e impacto

    Matriz de probabilidade e impacto

    A matriz de probabilidade e impacto tem como principal objetivo priorizar o tratamento dos riscos.

  • Categorização de riscos

    categorias de riscos

    Categorizar os riscos é muito útil para agilizar a identificação dos riscos (Saiba mais em Listas de alertas) ou na otimização dos esforços, principalmente, relacionados aos planos de respostas.

  • Auditorias de riscos

    A auditoria é uma ferramenta usada para avaliar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos.

    Veja também

  • Análises de variação e tendências

    A análise de variação é usada para comparar o real x o planejado.

    Para controlar os riscos de forma efetiva é necessário simular como o projeto se comportará baseado na tendência atual.

     

  • Registro dos Riscos

    Registro dos Riscos

    Fundamental registrar os riscos pois, como diria a lei de Murphy, "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará".

    O registro dos riscos é feito principalmente, no processo Identificar os riscos, mas, é sempre revisado de acordo com a criação de novos planos.

  • RISCOS !? QUE RISCOS ????

    Dies irae, dies

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  • Implementar respostas aos riscos

    Respostas aos riscos

    Implementar respostas aos riscos é um dos novos processos da Sexta Edição do Guia PMBOK®.

    As atividades de implementar respostas aos riscos sempre existiram, porém, eram executadas nas edições anteriores dentro do processo Orientar e

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  • Monitorar os riscos

    Monitorar os riscos

    O processo Monitorar os riscos mudou de nome (Controlar os riscos na quinta edição) e tem como objetivo, controlar e monitorar os riscos de modo a:

  • Gestão do Conhecimento ou da Informação?

    Resumo: Hoje, áreas como: educação, corporações - leia-se aqui iniciativa privada - e governos procuram de maneira obsessiva, fazer de forma competente e diferenciada o correto gerenciamento da vasta quantidade de conhecimento e informação que circula

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  • Projetos, Infraestrutura e Copa do Mundo.

    A nossa falta de capacidade em entregar a infraestrutura adequada para sediar a Copa do Mundo deixa evidente, sobretudo um apagão de mão de obra especializada que tornou publica nossas mazelas perante o mundo todo.

    Eventos esportivos da magnitude da Copa do Mundo costumam trazer grandes benefícios para os países que se propõem a

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  • Crise Hídrica, Gerenciamento de Projetos - Riscos

    Não sou técnico da SABESP, mas, como uma boa prática de gerenciamento de projetos, vou pedir a Opinião dos Especialistas e de nossos leitores para complementar o artigo e debater o assunto.

    Em gerenciamento de projetos, você deve saber resolver as crises, os problemas e os conflitos

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  • Nível de Gerenciamento necessário

    Em Alice no País das Maravilhas, o Rei fala para Alice: - "Comece no começo e vá até você chegar ao final, e então pare".

    Podemos perfeitamente relacionar as palavras extraídas do texto literário - "Alice no País das Maravilhas de Charles Lutwidge Dodgson" - à elaboração e à descrição

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  • Riscos

    Riscos

    Risco de um projeto é um evento com uma probabilidade de ocorrer no futuro impactando o projeto de forma negativa (ameaça) ou positiva (oportunidade).
    Ele pode ocorrer devido a uma ou mais causas e pode ocasionar um ou mais impactos positivos ou negativos.
    Importante ressaltar, que os riscos estão relacionados com as demais áreas

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  • Relatório de Riscos

    O relatório de riscos funciona de forma complementar ao registro dos riscos. Ele contém informações sobre as fontes de risco geral e sobre os riscos identificados.

  • Listas de alertas

    lista de alertas

    Ressalva:

    Do termo inglês, PROMPT LIST, eu traduziria para lista pré-determinada ou lista pronta, ao invés de lista de alertas. Na minha opinião, uma tradução a ser melhorada.

    O mais importante é que essa é uma lista de categorias de riscos pré-determinadas que servem para direcionar a identificação dos riscos.

    São

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  • Representações da incerteza

    representacoes da incerteza

    Modelo probabilístico usado na análise quantitativa que representa a incerteza através de uma distribuição de probabilidade.

  • Estratégias para o risco geral do projeto

    Estrategias para o risco geral do projeto

    A princípio, as seguintes estratégias usadas para os riscos individuais também podem ser usadas para lidar com o risco geral do projeto. Veja alguns exemplos mais comuns em cada uma das estratégias:

  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK sexta edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

  • Premissas: Quem garante?

    O Guia PMBOK® define em seu glossário:

    "Análise de premissas / Assumptions Analysis [Técnica]. Uma técnica que explora a exatidão das premissas e identifica os riscos do projeto causados pelo caráter inexato, inconsistente ou incompleto das premissas." (PMI, p. 439).

    Na verdade, a análise de premissas é não só uma

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  • 08 erros comuns em gerenciamento de riscos

    08 falhas comuns na gestão de riscos em projetos

    1)Ignorar ou subestimar a gestão de riscos
    Essa é a primeira falha que merece ser citada em relação ao gerenciamento de riscos no decorrer de um projeto. Esta área de conhecimento irá garantir que você, como gestor de projetos,

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  • Riscos de baixa probabilidade também acontecem

    Nelson Richter, PMP
    Silvio Cesar S. Silva, PMP

     

    1. Introdução

    O gerente do projeto é severamente cobrado caso um risco com impacto entre médio e alto ocorra em um projeto de sua gestão, mesmo com toda a documentação apontando que houve a análise prévia e a decisão em conjunto de

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  • Guia de Gerenciamento de Projetos

    O Guia de gerenciamento de projetos é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de melhor para ajudá-lo a aumentar seu nível de conhecimento em gerenciamento de projetos, usando como base principal o Guia PMBOK®.

    Com o guia, quero ajudar

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  • Ferramentas de riscos

    Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos riscos do projeto.

  • Saidas de riscos

    Saidas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos riscos do projeto.

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