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Ferramentas de qualidade

Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento da qualidade do projeto

Com o intuito de reduzir os custos ao analisar todos os indivíduos de uma população, usa-se um pequeno grupo de indivíduos dessa população para chegar a conclusões sobre toda a população.

A amostragem estatística tem como objetivo fazer generalizações sobre uma população com base nos dados de uma amostra.
A população é o conjunto de todos os elementos sob investigação.
A amostra é qualquer subconjunto da população.

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Deve ser feito uma revisão / análise das solicitações de mudança aprovadas de modo a garantir que todas as mudanças aprovadas foram implementadas.

 

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A Análise de Custo x Benefício considera o trade-off entre o custo e o benefício de adotar algo (Nova ferramenta, mudança em processos, ...).

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A análise de processos segue os passos definidos no plano de melhorias dos processos.
Ela busca identificar as melhorias necessárias do ponto de vista organizacional e técnico através do exame de problemas e restrições sofridas e atividades sem valor agregado.
Usa a análise de causa-raiz para analisar um problema e determinar suas causas e criar ações preventivas para problemas semelhantes.
 

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As sete ferramentas básicas da qualidade, também conhecidas como ferramentas de controle de qualidade são muito usadas para resolver problemas relacionados a qualidade. Veja detalhamento nos links abaixo:

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Auditorias

A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.

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Auditorias

A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e procedimentos do projeto e da empresa.

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Benchmarking

Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.

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Custos da qualidade

O custo da qualidade é o custo total incorrido no investimento em prevenir não conformidade aos requisitos.

Custos de conformidade são os custos usados para prevenir a não conformidade, ou seja, o dinheiro gasto durante o projeto para evitar falhas. Entre eles:

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Diagrama de causa-efeito

O Diagrama de causa-efeito, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, é usado na análise de Causa e Efeito ou na análise de Causa-Raiz. Ele usa técnicas de diagrama para identificar as relações entre causa e efeito.

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diagrama de dispersao

Diagrama de dispersão:

  • Mostra o padrão da relação entre duas variáveis;
  • Permite identificar a relação entre as mudanças observadas em duas variáveis;
  • São traçadas as variáveis dependentes versus as variáveis independentes;
  • Quanto mais próximos os pontos estiverem da linha diagonal, mais próxima será a relação entre eles.
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Diagrama de pareto

Vilfredo Pareto foi um economista, filosofo e estudioso que observou que 80% das terras da Itália pertenciam a 20% da população. Joseph Juran, um dos papas da Qualidade, generalizou o princípio, afirmando que em muitas situações, 80% dos efeitos devem-se a 20% das causas.

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São várias as ferramentas adicionais usadas no planejamento da qualidade.
Abaixo, algumas das citadas pelo Guia PMBOK®:

 

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Fluxograma

O fluxograma ajuda a analisar como os problemas ocorrem através da representação gráfica de um processo. Ele mostra atividades, pontos de decisão e ordem de processamento, além de como os diversos elementos do processo se inter-relacionam.

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Folha de verificacao

Folha de verificação:

  • Proporciona método sistemático para coletar e mostrar dados;
  • Formulários desenhados para coletar dados;
  • Fáceis de entender e diretas ao ponto.

Veja o exemplo de folha de verificação que representa defeitos encontrados durante os processos de recebimento de materiais e inspeção por fornecedor.

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Gráfico de controle

O principal objetivo do Gráfico de controle é determinar se um processo é ou não estável ou tem desempenho previsível. Ele serve para mostrar quando um processo está sujeito a uma variação de causa especial que cria uma condição fora de controle.

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Histograma

O Histograma é um gráfico de barras que mostra a distribuição de variáveis. Cada coluna representa um atributo ou característica. A altura de cada coluna representa a frequência relativa do atributo ou característica. Ele é a representação gráfica de dados como uma distribuição de frequências e avalia atributo (ok, falha) e variável (medidas), além de mostrar a situação atual dos dados acumulados. O histograma é muito útil para entender frequência relativa (%), frequência (Qtd) e como os dados estão distribuídos.

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A inspeção é usada para manter os erros fora das mãos do cliente, enquanto, a prevenção é usada para manter os erros fora do processo.

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projeto de experimentos

Projeto de experimentos é um método estatístico que ajuda a identificar quais fatores podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento.
São muito usados em Projetos Industriais para otimizar processos e produtos.
Avaliam materiais com custos diferenciados para determinar sua melhor composição.

Exemplo: definição da mistura de materiais que resultará no melhor concreto.

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Artigos sobre qualidade

Bibliografia recomendada de gerenciamento da qualidade

  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). Pennsylvania: PMI, 2013.
  • ROSE, K.  Project Quality Management: Why, What and How. J. Ross Publishing, 2005.
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