Escritório de Projetos

Capacitando pessoas e empresas para o sucesso

 

Ferramentas de recursos humanos

Ferramentas exclusivas da área de conhecimento do Guia PMBOK®: Gerenciamento dos recursos do projeto ordenadas pelas mais acessadas.

Teoria Organizacional

A Teoria organizacional estuda as organizações e suas relações em diferentes níveis de análise:

  • Macro: Estudo das populações de organizações e o ambiente das organizações;
  • Organizacional: Análise da organização em si mesma como objeto;
  • Micro: O indivíduo ou o grupo em organizações como objeto de análise e o comportamento individual e grupal na organização.

Através dela, o GP pode entender melhor o funcionamento tanto da organização, quanto das suas partes interessadas e do ambiente na qual a organização está inserida.

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Entrevistas

A avaliação individual por funcionário deve ocorrer sempre que o desempenho da equipe for avaliado de modo a ajudar a entender de como cada membro da equipe atua de forma individual e em equipe.
Existem várias ferramentas para avaliar os funcionários de forma individual, entre elas podemos citar, a entrevista, dinâmicas de grupo, testes, etc.

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Teoria de hierarquia de necessidades

Reconhecer e recompensar é a base para motivar qualquer membro da equipe.
O Gerente do Projeto deve estar sempre atento ao desempenho da equipe e saber reconhecer e recompensar individualmente e em grupo.

No capítulo 7 do livro Introdução ao Gerenciamento de Projetos: Como gerenciar projetos pode fazer a diferença na sua vida, Passo 6 - Engajar as partes interessadas, detalho algumas Estratégias para engajar sua equipe. Destaco as três estratégias abaixo para recompensar sua equipe.

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A rede de relacionamentos, mas, conhecida pelo termo inglês, Networking, é essencial para ter sucesso em seus projetos.
Os projetos dependem das pessoas, e o networking permitirá que você se aproxime das pessoas criando uma rede sólida de amigos que poderão lhe ajudar em seus projetos.
O networking mais efetivo e duradouro é aquele feito de forma mais natural e construído baseado em uma relação ganha-ganha entre ambas as partes.

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Atividades de construcao da equipe

O principal objetivo das atividades de construção da equipe é fazer que os membros da equipe trabalhem juntos com maior eficiência.
Elas aperfeiçoam o trabalho em equipe, fazendo que os resultados do grupo sejam cada dia melhores, e seus integrantes estejam em melhor sintonia e mais conectados.

O Dr. Bruce Tuckman e Mary Ann Jensen desenvolveram um modelo que descreve como as equipes se desenvolvem e amadurecem.
De acordo com Tuckman-Jensen, todas as equipes recém-formadas passam por cinco etapas de desenvolvimento:

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Equipe virtual

Devido ao aperfeiçoamento da tecnologia de áudio e vídeo conferência e com o trânsito cada dia pior, ter parte da equipe fora está cada dia mais fácil para a empresa e mais motivador para a equipe.
Porém, trabalhar com equipes virtuais aumenta a complexidade do projeto tornando fundamental planejar bem as comunicações.

Veja também

 

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As avaliações de desempenho do projeto são necessárias para antecipar problemas futuros, identificar causas de baixo desempenho e solucioná-las, rever previsões e metas, e principalmente, aprender com os erros e acertos para termos mais sucesso em nossos projetos.

Sua periocidade e formato varia dependendo das características e da situação do projeto.

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Treinamento

O treinamento é essencial para que as pessoas sejam produtivas e que os prazos sejam cumpridos.
O gerente de projeto deve sempre avaliar as necessidades de capacitação de sua equipe e providenciar os treinamentos sempre que necessário.
Ele deve avaliar as causas de atraso no projeto e, principalmente, conversar com as pessoas que não estão cumprindo o prazo para identificar necessidades de capacitação.

 

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