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Escritório de Projetos

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PMBOK6

Informações relacionadas ao Guia PMBOK® Sexta Edição.

Contém todas as atualizações feitas conforme as mudanças e as novidades da sexta edição.

 

  • Gerenciamento das comunicações do projeto

    Gerenciamento das comunicacoes do projeto

    A comunicação certamente é uma das áreas de conhecimento mais importantes para o GP, senão for a mais importante. Ela representa cerca de 90% do tempo do melhores Gerentes de Projetos (PMI, 2017,

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  • Gerenciamento da integração do projeto

    Gerenciamento da Integracao

    O Guia PMBOK organiza suas áreas de conhecimento em processos. O gerenciamento da integração é a responsável por consolidar e integrar as demais áreas. Por isso, seus processos são essenciais e

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  • Ferramentas do Guia PMBOK Sexta Edição

    Ferramentas do Guia PMBOK

    Conheça as ferramentas e técnicas abaixo:

  • Guia PMBOK®

    Guia PMBOK

    O Guia PMBOK® identifica o subconjunto de conhecimento em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como melhor prática. (PMI®, 2017, p. 2)

  • Documentos do projeto

    Documentos do projeto

    Os documentos do projeto são referenciados como entrada de dois processos e suas atualizações de praticamente todos processos.

    Esta é uma das entradas mais genéricas possíveis, pois,

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  • Indice do guia baseado na 6a Edição do Guia PMBOK

    guia de gerenciamento de projetos

    Indice do Guia 

  • Planejar o engajamento das partes interessadas

    Planejar o engajamento das partes interessadas

    Planejar o engajamento das partes interessadas tem como objetivo desenvolver estratégias para quebrar as resistências das partes interessadas e garantir seu engajamento no projeto. 

  • Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas

    Monitorar o engajamento das partes interessadas visa monitorar os relacionamentos entre as partes interessadas e ajustar as estratégias para engajar as partes interessadas reduzindo resistências

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  • Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Gerenciar o engajamento das partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Gerenciar o engajamento das partes interessadas é o processo de comunicação e interação com as partes interessadas para atender às suas necessidades e solucionar as

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  • Registro das partes interessadas

    Registro das partes interessadas

    O registro das partes interessadas contém os detalhes relativos às partes identificadas, incluindo, entre outros:

  • Identificar as partes interessadas

    Identificar as partes interessadas

    Segundo o Guia PMBOK®, Identificar as partes interessadas é o processo de identificação de todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e documentação das informações

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  • Estimativas de custos independentes

    Estimativas de custos independentes

    As estimativas de custos independentes são usadas para verificar as respostas propostas.

  • Documentos de licitação

    Documentos de licitacao

    Os documentos de licitação (ou documentos de aquisições) são usados nos processos de Aquisições, porém, com objetivos e documentos distintos.

  • Análise para seleção de fontes

    Criterios para selecao de fontes

    A análise para seleção de fontes prioriza as necessidades de aquisições do seu projeto e determina os métodos de seleção e critérios mais adequados para cada aquisição.

  • Documentação de aquisições

    Documentacao de aquisicoes

    A documentação de aquisições é composta pelos documentos relacionados a aquisição geradas inicialmente no Planejamento das Aquisições:

  • Estratégia da aquisição

    Estrategia da aquisicao

     Após a análise de fazer ou comprar e consequente definição de quais pacotes de trabalho serão adquiridos, será necessário detalhar quais estratégias serão adotadas para todo o ciclo de vida do

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  • Realizar a análise quantitativa dos riscos

    Realizar a analise quantitativa dos riscos

    Realizar a análise quantitativa dos riscos tem como objetivo efetuar a análise numérica do efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.

    Por envolver alta complexidade,

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  • Controlar os Recursos

    Controlar os recursos

    Segundo o Guia PMBOK®, p.352, controlar os recursos é o processo de garantir que os recursos atribuídos e alocados ao projeto estão disponíveis conforme planejado, bem como monitorar o uso

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  • Gerenciar a equipe

    Gerenciar a equipe

    Gerenciar a equipe tem como objetivo acompanhar o desempenho da equipe, fornecer feedback, resolver problemas e coordenar mudanças para melhorar o desempenho do projeto.
    A estrutura

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  • Desenvolver a equipe

    Desenvolver a equipe

    Desenvolver a equipe do projeto tem como objetivo melhorar as competências e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.

  • Gerenciar a qualidade

    Gerenciar a qualidade

    Gerenciar a qualidade tem como objetivo executar o que foi planejado no plano de gerenciamento da qualidade para garantir que os padrões apropriados da qualidade e definições operacionais estão

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  • Controlar o Escopo

    Controlar o escopo

    Controlar o Escopo é o processo de monitorar o status do escopo do projeto e do produto e gerenciar as alterações na linha de base de escopo.

  • Definir o Escopo

    Definir o escopo

    Definir o Escopo é desenvolver uma descrição detalhada do projeto e do produto.

    Entradas, Ferramentas e Saídas do Processo 5.3 Definir o escopo (Guia PMBOK® 6a Edição)

  • Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade

    Controlar a qualidade tem como objetivos:

    • Monitorar resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes da
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  • Auditorias

    Auditorias

    A auditoria é uma análise estruturada e independente que busca identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto e não aderentes às políticas e

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  • Planejar o Gerenciamento da Qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade

    Planejar o gerenciamento da qualidade tem como objetivos:

  • Guia PMBOK 6a Edição

    Guia PMBOK 6

    O Guia de gerenciamento de projetos Sexta Edição é um ambiente interativo e de auto aprendizado criado para disponibilizar todo conteúdo relevante da área de projetos, onde usamos o que temos de

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  • Áreas de conhecimento PMBOK

    Áreas de conhecimento da última edição do Guia PMBOK® descritas de forma detalhada com seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

    Para cada área de

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  • Estimativas de custos

    Estimativas de custos

    Para estimar os custos deve-se considerar todos os recursos (diretos ou indiretos) a serem usados.

    Esses recursos podem ser mão-de-obra, materiais, equipamentos, entre

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  • Controlar os Custos

    Controlar os Custos

    Controlar os Custos tem como objetivo monitorar o status do projeto para atualizar o orçamento e gerenciar alterações na linha de base dos custos.

  • Planejar o gerenciamento dos custos

    Planejar o gerenciamento dos custos estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, gerenciar, executar e controlar os custos do projeto.

  • Determinar o Orçamento

    Determinar o Orcamento

    Determinar o orçamento agrega os custos estimados das atividades para estabelecer uma linha de base.

  • Estimar os Custos

    Estimar os Custos

    Estimar os Custos tem como objetivo desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários para executar as atividades do projeto.

  • Planejar o gerenciamento do cronograma

    Planejar o gerenciamento do cronograma

    Planejar o gerenciamento do cronograma estabelece as políticas, procedimentos e documentação para planejar, desenvolver, gerenciar, executar e controlar o cronograma do projeto.

  • Controlar o Cronograma

    SPI

    Controlar o cronograma é atualizar o progresso do projeto, monitorar as variações entre o real com o planejado (linha de base) e gerenciar as mudanças ocorridas.

  • Plano de gerenciamento do cronograma

    Plano de Gerenciamento do Cronograma

    Segundo o Guia PMBOK®, o plano de gerenciamento do cronograma estabelece os critérios e as atividades para o desenvolvimento e o controle do cronograma do projeto.

  • Desenvolver o Cronograma

    Cronograma

    Desenvolver o Cronograma envolve analisar a sequência das atividades, sua duração, seus requerimentos de recursos e suas restrições para criar o cronograma do projeto e determinar as datas de

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  • Definir as Atividades

    Definir as Atividades

    Segundo o Guia PMBOK®, Definir as atividades é o processo de identificação das ações específicas a serem realizadas para produzir as entregas do projeto.

  • Validar o escopo

    Validar o escopo

    Validar o escopo (ou Verificar o Escopo como era chamado na quarta edição do Guia PMBOK®) é o processo de formalizar a aceitação das entregas do projeto.

  • Planejar o gerenciamento do escopo

    Planejar o gerenciamento do escopo

    Planejar o gerenciamento do escopo define e documenta como a equipe do projeto irá definir, validar e controlar o escopo.

  • Coletar os requisitos

    Coletar os requisitos

    Coletar os requisitosé o processo de definir e documentar as necessidades das partes interessadas para atingir os objetivos dos projetos.

  • Criar a EAP

    Criar a EAP

    Criar a EAP é o processo de subdividir os produtos do projeto e o trabalho do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.

  • Habilidades de Comunicação

    Sua habilidade de comunicação é fundamental para garantir que as informações sejam distribuídas e compreendidas no tempo adequado evitando mal entendidos e aumentando o engajamento das partes

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  • Representação de dados

    Técnicas usadas para mostrar representações gráficas ou outros métodos usados para transmitir dados e informações.

    O Guia PMBOK cita 15 ferramentas e técnicas em seus processos conforme

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  • Plano de engajamento das partes interessadas

    Plano de engajamento  das partes interessadas

    O plano de engajamento das partes interessadas tem como objetivo principal definir as estratégias para aumentar o apoio, reduzir as resistências e minimizar os impactos negativos das partes

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  • Habilidades interpessoais e de equipe

    Habilidades interpessoais e de equipe

    Habilidade para engajar as pessoas em seus projetos, liderá-las, motivá-las e conectá-las de modo a atingir os objetivos do projeto. 

    O Guia PMBOK cita 17 ferramentas e técnicas em seus

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  • Documentos de negócio

    Seu projeto deve estar alinhado com seu negócio e o Guia PMBOK® 6ª Edição introduziu dois novos documentos agrupados como documentos de negócio para garantir esse alinhamento:

  • Coleta de dados

    Técnicas usadas para coletar dados e informações.

    O Guia PMBOK cita 9 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:

  • Análise de dados

    Analise de dados

    Técnicas usadas para organizar, avaliar e estimar dados e informações.

    O Guia PMBOK cita 27 ferramentas e técnicas em seus processos conforme tabela abaixo:

  • Entradas e Saidas dos Processos do Guia PMBOK Sexta Edição

    Entradas e Saidas dos Processos de Gerenciamento de Projeto

    Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades que usam determinadas ferramentas e técnicas para transformar (processar) um conjunto de insumos (entradas) em resultados desejados

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  • Registro das Lições aprendidas

    Registro das licoes aprendidas

    Falar de Lições Aprendidas é falar de qualidade e de melhoria contínua. As lições aprendidas é a base para alcançarmos a perfeição ou o

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  • Áreas de Conhecimento do Guia PMBOK sexta edição

    Areas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos

    Veja abaixo de forma detalhada as áreas de conhecimento específicas do Guia PMBOK® Sexta Edição e seus processos com suas entradas, ferramentas e técnicas e suas saídas.

  • Gerenciar o conhecimento do projeto

    Gerenciar o conhecimento do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, p. 98, Gerenciar o Conhecimento do Projeto é o processo de utilizar conhecimentos existentes e criar novos conhecimentos para alcançar os objetivos do projeto e contribuir

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  • Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

    Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, orientar e gerenciar o trabalho do projeto é realizar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para atingir os objetivos.
    Na execução do projeto, é

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  • Realizar o controle integrado de mudanças

    Realizar o controle integrado de mudancas

    Realizar o controle integrado de mudanças é um dos processos mais importantes para garantir o sucesso do projeto e envolve as seguintes etapas:

  • Monitorar e controlar o trabalho do projeto

    monitorar e controlar o trabalho do projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, monitorar e controlar o trabalho do projeto é o processo de acompanhamento, revisão e ajuste do progresso para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de

    ...
  • Encerrar o projeto ou fase

    Encerrar o projeto ou fase

    Segundo o Guia PMBOK®, encerrar um projeto ou uma fase é o processo de finalização de todas as atividades, de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto, para encerrar formalmente o

    ...
  • Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

    Plano de Gerenciamento do Projeto

    Segundo o Guia PMBOK®, desenvolver o plano de gerenciamento de projeto é o processo de documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos

    ...
  • Desenvolver o termo de abertura do projeto

    Termo de abertura do projeto

    O Termo de Abertura é o documento que formaliza o início do projeto e dá a autoridade necessária ao gerente de projetos.

    Ele deve ser desenvolvido preferencialmente pelo próprio gerente

    ...
  • Realizar a análise qualitativa dos riscos

    Analise Qualitativa do Risco

    Realizar a análise qualitativa de riscos tem como objetivo avaliar a exposição ao risco para priorizar os riscos que serão objeto de análise ou ação adicional.

    Os riscos com maior

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  • Gerenciamento de conhecimentos

    Segundo Peter Druker, Conhecimento é informação eficaz em ação focalizada em resultados.

    As ferramentas e técnicas de gerenciamento de conhecimento visam criar novos conhecimentos e

    ...
  • Gerenciamento de informações

    Informações são conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o de tomada de decisões.

    As ferramentas e técnicas de gerenciamento de informações visam criar

    ...
  • Tomada de decisão

    As técnicas de tomada de decisão têm como objetivo selecionar a melhor alternativa entre todas as alternativas possíveis em tempo hábil.

    O Guia PMBOK cita 2 ferramentas e técnicas em seus

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  • Processos do Guia PMBOK Sexta Edição

    Grupos de Processos de gerenciamento de projetos

    Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto.

    "Processo é um conjunto de ações (inter-relacionadas) que levam a um resultado (saídas esperadas

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  • Grupo de Processos Iniciação

    O principal objetivo do processo de iniciação é aprovar o projeto ou não de modo a auxiliar as partes interessadas a avaliar a viabilidade do projeto proposto. O Escritório de Projetos deve zelar

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  • Solução de problemas

    Uma das principais funções de um gerente de projetos é solucionar os problemas à medida que eles ocorrem.

    Existem vários métodos e técnicas para solucioná-los que podem ser usadas de

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  • Restrições de um projeto

    Restricoes de um projeto

    As restrições do projeto são limitações impostas a equipe do projeto que podem afetar o desempenho da equipe no projeto e não podem ser violadas,

    ...
  • Ciclo de vida do Projeto

    Ciclo de vida do Projeto

    O conjunto de fases do projeto correspondem ao ciclo de vida do projeto.

  • O que é Gerenciamento de Projetos?

    Gerenciamento de Projetos

    Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos (Guia PMBOK® Sexta Edição).

  • Projeto x Operação

    Projeto x Operacao

    Você sabe qual é a diferença entre projeto e operação?

    Abaixo relaciono alguns dos pontos em comum e algumas das suas

    ...
  • O que é um projeto?

    Definicao de Projeto PMBOK

    Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

  • Guia PMBOK Sexta Edição Disponível para download

    Guia PMBOK sexta edicao

    O PMI prometeu o lançamento da sexta edição no terceiro trimestre e cumpriu sua promessa.

    A sexta edição do Guia PMBOK® chegou e o ...

  • Gerenciamento do escopo do projeto

    Gerenciamento do escopo

    O gerenciamento do escopo do projeto inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e apenas o necessário, para que termine com

    ...
  • Processos de Gerenciamento de Projetos do Guia PMBOK 6A Edicao com suas entradas ferramentas e saidas

    Apresentação com todas as Áreas de Conhecimento de gerenciamento de projetos com seus respectivos ...

  • Gerenciamento dos recursos do projeto

    Gerenciamento dos recursos do projeto

    O gerenciamento dos recursos do projeto inclui os processos para identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto. (PMI, 2017, p.

    ...
  • Gerenciamento dos custos do projeto

    Gerenciamento dos custos

    O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em estimativas, orçamentos e controle dos custos, de modo que o projeto possa ser terminado dentro do orçamento aprovado (PMI,

    ...
  • Gerenciamento do cronograma do projeto

    Gerenciamento do cronograma

    O gerenciamento do cronograma inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto (PMI, 2017, p.173).

    Até a quinta edição, o gerenciamento do cronograma era

    ...
  • Gerenciamento da qualidade do projeto

    Gerenciamento da qualidade do projeto

    O Gerenciamento da qualidade em projetos busca assegurar que o projeto satisfaça as necessidades do cliente e envolve todas atividades do projeto por todo o seu ciclo de vida.
    Para ter

    ...
  • Identificar os riscos

    Identificar os riscos

    Identificar os riscos tem como objetivo determinar quais risco podem afetar o projeto e documentar suas características.

    É um processo iterativo que deve ocorrer durante todo o

    ...
  • Gerenciamento dos riscos do projeto

    Gerenciamento dos riscos

    Segundo o Guia PMBOK® Sexta Edição p. 395, o gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de condução do planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, implementação

    ...
  • Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos

    Planejar o gerenciamento dos riscos tem como objetivo definir como conduzir as atividades de gerenciamento de riscos para o projeto.

  • Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos

    Planejar as respostas aos riscos tem como objetivo desenvolver opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto.
    Trata as respostas aos riscos

    ...
  • Sequenciar as Atividades

    Sequenciar as Atividades

    Sequenciar as Atividades tem como objetivo, identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades.
    Recomenda-se o uso de um software de gerenciamento de cronogramas para

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  • Estimar as durações das atividades

    Estimativas de duracoes

    Estimar a duração da atividade é estimar a quantidade de períodos de trabalho necessários para completar cada atividade considerando os recursos estimados no processo

    Gerenciamento das aquisições do projeto

    Processos de Gerenciamento das Aquisições

    O gerenciamento das aquisições do projeto é uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro das organizações, principalmente, devido ao aumento constante da terceirização de

    ...
  • Gerenciamento das partes interessadas

    Gerenciamento das partes interessadas

    O gerenciamento das partes interessadas é a área de conhecimento do Guia PMBOK@ responsável por identificar as partes interessadas, priorizá-las e desenvolver estratégias para quebrar suas

    ...
  • Processos do Guia PMBOK Sexta Edição

    Processos do Guia PMBOK

    Tabela com os 49 processos do Guia PMBOK® Sexta Edição com suas respectivas saídas e com um link para download do template relacionado, também, incluímos::

    • Para cada
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  • Livro Gerenciamento das Aquisições: O melhor custo x benefício das suas compras

    Livro Gerenciamento das Aquisicoes

    Amigos,

    Com muita alegria que lanço meu terceiro livro Gerenciamento das aquisições: O melhor custo x benefício

    ...
  • Processos Guia PMBOK Sexta Edicao

    Contém as seguintes abas:

    Capa: Principais Abas com seus hyperlinks, Referências e Controle de versões.

    ProcessosAreadeConhecimento: Todos

    ...
  • Livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as pessoas em seus projetos

    Livro Gerenciamento das Partes Interessadas

    Amigos,

    Com muita alegria que lancei meu segundo livro Gerenciamento das partes interessadas: Como engajar as

    ...
  • Guia PMBOK 6a Edição - Melhorias

    Guia PMBOK 6a edicao

    A sexta

    ...

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